+55 11 3624 8500 Sair

Laura Widal

Assessment: como ferramentas de avaliação podem ajudar na gestão de carreiras

// 05/06/2019

Imagine ter ferramentas que permitirão conhecer melhor os pontos fortes e o que precisa ser aprimorado dentro da sua equipe de liderança. Esse é o Assessment, ou a Avaliação Executiva: um conjunto de recursos que ajudam empresas a identificar habilidades e melhorar a performance dos integrantes do seu time.

Se você é do setor de Recursos Humanos, continue lendo este conteúdo para entender mais sobre como são essas ferramentas e para que elas servem. E se você chegou até aqui porque é um executivo e será avaliado em breve, veja como se preparar.
 

O que são ferramentas de Assessment?

 

O Assessment é utilizado por muitas empresas e tem formatos que variam de acordo com a complexidade e necessidade de cada caso. Entre os mais básicos está a aplicação de instrumentos psicométricos, testes de personalidade, traços comportamentais ou preferências comportamentais. Alguns deles são MBTI (Indicador do Tipo Myers Briggs), DISC (do inglês, Dominance, Influence, Steadiness and Compliance), OPQ (do inglês, Occupational Personality Questionnaire), entre tantos outros disponíveis no mercado.

Eles são importantes para trazer autoconhecimento, pois destacam competências e potenciais do indivíduo que está sendo avaliado.  

Mas existem opções mais completas, que utilizam recursos detalhados. Nesses processos robustos é possível observar o avaliado em diversos aspectos, a partir de ferramentas como: estudo de caso, apresentações executivas, entrevistas e até mesmo simulações de liderança ou negócios.

Para entender qual a melhor opção para a sua empresa, você deve ter clareza com relação ao objetivo que precisa ser atingido. Você busca uma ferramenta para autoconhecimento, uma avaliação por competências ou uma avaliação de potencial? Pense bem sobre quais resultados deseja atingir antes de começar o trabalho.
 


De que forma realizar o Assessment / Avaliação Executiva?

 

Muitas empresas oferecem os serviços de Assessment. Mas antes de contratar, lembre-se de entender exatamente o método que será utilizado e quais serão os profissionais que vão avaliar e entregar o projeto.  

Por isso é tão importante ter clareza sobre quais aspectos serão estudados durante o processo de Assessment. Por exemplo, você pode verificar em seus líderes a capacidade de aprender, crescer e continuar se movimentando. Esse é um dos pontos destacados pelo consultor e treinador de gestão, Dave Ulrich, sobre o que pode ser considerado no Assessment.

 

Serei avaliado em Assessment, e agora?

 

Se você é um executivo e passará pelo processo de avaliação, anote algumas dicas para que esse momento seja relevante para a sua carreira.

A primeira etapa é compreender exatamente como será o Assessment. Verifique o que será necessário fazer e dedique tempo de qualidade para isso. Geralmente estamos tão absortos nas demandas do dia a dia que acabamos reservando menos tempo do que seria necessário para a avaliação.

Por exemplo, se você precisa fazer um estudo de caso para o Assessment, coloque isso na sua agenda, revise bem o material e verifique se essa é a mensagem que você quer passar.
No dia da avaliação esteja 100% presente e focado em todo o processo. Lembre-se de trazer para o avaliador seus casos de sucesso e, também, aqueles de insucesso. Faça uma lista de tudo o que você considera importante e mostre o que aprendeu durante cada um desses momentos. O consultor precisará saber o que você já vivenciou e como reagiu a todas essas etapas.

Assim que a avaliação terminar você precisará esperar um tempo – normalmente algumas semanas – para chegar à última etapa do Assessment: o feedback.

Aqui a grande dica é: esteja pronto para ouvir. Mantenha um posicionamento de escuta e abertura para o autoconhecimento. Entenda na avaliação quais os seus pontos fortes e aqueles que devem ser utilizados para o seu crescimento.

Esse é o momento mais importante de toda a Avaliação Executiva, afinal, é agora que começa o seu desenvolvimento. Lembre-se: o Assessment é uma fotografia, o importante vem depois dela. Agora você deverá fazer um plano de ações para trabalhar os pontos necessários e atingir seus objetivos dentro da carreira.
 
Ficou interessado no assunto? Nossos consultores podem te ajudar a desenvolver uma Avaliação Executiva de acordo com as necessidades da sua empresa. Fale com a LW Consultoria para ter mais detalhes da aplicação desta importante ferramenta na gestão de talentos.