Sair

Laura Widal

Autoconhecimento: assuma o controle e o poder

// 10/07/2016

Quantas pessoas você conhece muito bem? Provavelmente algumas. Podemos pensar no marido / esposa, filhos, chefes e amigos. Em diferentes situações conseguimos imaginar qual será a reação da outra pessoa quando lhe contarmos algum acontecimento.

O que é curioso é que nem sempre nos conhecemos tão bem quanto conhecemos essas pessoas. E por vezes não investimos tempo de qualidade analisando nosso comportamento para fazer um balanço do que funciona e do que vem nos causando problemas repetidamente. E então o que acontece? Perde-se um grande poder, que é dominar a si mesmo. O que acontece quando você está em uma situação de trabalho e alguém te provoca? Seja uma situação de intimidação, confronto ou um desafio. Qual a sua reação? Você reage com confronto, de forma agressiva? Você paralisa e fica sem reação? Você aceita e sai daquela situação, com vontade até de correr?

A sua reação provavelmente é instintiva. Mas você não precisa agir sempre da mesma forma, se não quiser. Quando nos conhecemos a ponto de saber os gatilhos que são acionados nessas situações, e em todos os outros momentos, temos a possibilidade de aprender a controlar e dirigir o nosso comportamento.

A partir do momento em que se conhece, você ganha o poder de escolha! Você passa a ter controle sobre suas reações, treinar novos comportamentos, ampliar seu repertório em diferentes situações. O poder sai das mãos do outro que provocou aquela situação, para as suas mãos, que escolherá como reagir da melhor forma para você mesmo.

Como chegar a este ponto? Para mim algumas coisas funcionam: terapia, coaching, solicitar feedback para outras pessoas, leitura de livros sobre comportamento, entre outros. Importante envolver sempre pessoas de confiança, que querem contribuir com seu desenvolvimento e profissionais capacitados para cada atividade proposta. Veja por onde começar ou aprofundar, mas mergulhe nesta jornada que não tem fim, mas tem um caminho incrível de descobertas!