Sair

Laura Widal

Desafios de carreira comuns para as mulheres

// 31/08/2017

As mulheres têm lutado, e conquistado, cada vez mais direitos iguais aos homens, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido nessa batalha, que dentre muitos fatores inclui o mercado de trabalho.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a igualdade de gêneros só será possível em 2095 e a disparidade relacionada à participação econômica e oportunidades para as mulheres, gira em torno de 60%.

OS PRINCIPAIS DESAFIOS NA CARREIRA DA MULHER

Sabemos que grande parte das mulheres acumulam diversas funções, que vão muito além de sua carreira profissional. As responsabilidades diárias nos desafiam diariamente, afinal, não é fácil conciliar a vida pessoal com a vida profissional e obter excelência em todas elas.

Isso acontece também com mulheres que ocupam altos cargos nas organizações. Isso porque no Brasil as preenchemos apenas 37% dos cargos de liderança. Por isso, quando uma mulher ocupa esse tipo de vaga possui 2 principais desafios:

1- Visão estratégica

As mulheres costumam criar sua visão de futuro e estratégias baseadas no seu senso intuitivo. Por isso, é preciso estar atenta à maneira como nós comunicamos isso para as outras pessoas, principalmente aos homens, que têm uma visão mais prática. A mulher costuma captar uma grande quantidade de informações, levando em consideração sentimentos e emoções, além dos fatos concretos. Já os homens focam em informações precisas, como dados.

A verdade é que não existe uma maneira correta de fazer as análises. O mais importante nisso é que se saiba comunicar e trabalhar as ideias, pois é nesse momento que você passará credibilidade e confiança.

2- Tipos de poder

Dentro das organizações é possível encontrar 4 tipos de poder.

- Poder inerente à posição:

- Poder da autoridade pessoal

- Poder do conhecimento

- Poder dos relacionamentos

A principal diferença entre homens e mulheres com relação ao poder é que as mulheres se baseiam muito no poder pelo conhecimento. Geralmente nós sentimos a necessidade de estarmos muito mais preparadas do que a posição realmente exige para nos sentirmos seguras para encarar a situação.

Já o homem costuma se apoiar no poder dos relacionamentos. Quando eles assumem um desafio, procuram entender quais são as pessoas que poderão ajudá-lo a chegar ao sucesso e mapeia como poderá fazer isso.

É aí que podemos notar um ponto importante: as mulheres possuem uma forte habilidade com relacionamentos, porém, sentem um grande desconforto em usar essa recompensa para obter resultados positivos em seus negócios. Vale frisar que aqui estamos falando de fazer relacionamentos de forma intencional. Essa diferença fica bem visível quando analisamos a importância que o homem dá ao networking, se reunindo fora do trabalho com pessoas do mercado.

Entendendo a importância da criação desse relacionamento, é necessário que as mulheres também invistam em networking. Isso é possível em fóruns e grupos só de mulheres que se interessem em fortalecer seus relacionamentos, por exemplo.

Foi em um desses grupos que uma executiva da Avon contou quais foram as principais dicas de carreira que ela já recebeu e achei legal compartilhar com vocês. São elas:

1- Saiba o que você quer: existem momentos em que tentamos esconder de nós mesmas quais são os nossos reais objetivos. Isso pode acontecer por não vermos muitas mulheres conquistando esses objetivos.

2- Comunique o que você quer: depois de saber com clareza onde você quer chegar, fale sobre isso com as pessoas. Isso pode te ajudar a traçar rotas para alcançar esse objetivo.

3- Seja boa o suficiente: por se apoiar muito no poder do conhecimento, algumas vezes, mesmo estando pronta o suficiente parra uma posição, acabamos por achar que ainda falta algo e que precisam ir além (nesse caso, grande parte dos homens assumiriam os riscos nas mesmas condições).

Por isso, é preciso que a gente confie no nosso potencial para exercemos nossa função e tomar as decisões que cabem a ela. A confiança nos permite um discurso mais claro e convincente, além de nos deixar seguras com relação a que caminho seguir. Afinal, muitas vezes a gente já sabe o que precisa fazer, mas fica insegura pensando o que o outro pode achar da nossa decisão.

Para você, quais são os maiores desafios na carreira de uma mulher?