+55 11 3624 8500 Sair

Laura Widal

Manifesto Ágil: como utilizar os valores e princípios na prática

// 25/07/2019

Nós já falamos aqui no blog a respeito do Manifesto Ágil e como ele se tornou uma grande revolução no desenvolvimento de projetos. Hoje chegou a vez de entender melhor sobre os pilares que tornaram esse conjunto de princípios tão essenciais para líderes que precisam coordenar seus times para a entrega de projetos de forma efetiva, minimizando possíveis erros.

Vamos destacar então, ponto a ponto, cada um dos 4 valores do Manifesto Ágil. Mas antes, é importante lembrar que todo esse conceito foi criado por profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI), por isso, muitas vezes vamos encontrar palavras relacionadas a esse mundo dentro dos valores. Porém, no decorrer desse texto você vai perceber que são perfeitamente aplicáveis a qualquer segmento.
 
Vamos aos princípios do Manifesto Ágil

1 - Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas

Ou seja, lembre-se que o desenvolvimento do seu projeto, não importa qual a área dele, depende da atividade do seu time. Por isso, é necessário um esforço constante em aprimorar a comunicação e evitar ruídos. Incentive a interação entre as pessoas para que o trabalho flua como o esperado. As ferramentas que você usar são importantes, mas não devem ser a sua única preocupação nesse processo.
 
2 – Software em funcionamento mais do que documentação abrangente
 
Aqui temos o primeiro exemplo que vem diretamente do mundo da TI, mas que pode ser aplicado à sua realidade. Ter o seu projeto entregue atendendo às expectativas do cliente e do seu time é mais importante do que criar uma imensa documentação. Ter os passos documentados é importante, mas devemos nos ater ao que é importante e agregará valor.
 
3 - Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
 
Trabalhe em conjunto com o seu cliente e traga esse mesmo espírito para a sua equipe. Isso fará com que o projeto caminhe da forma desejada. Colaborações desse tipo são fundamentais, pois criam o espírito de equipe e podem ser decisivas em momentos desafiadores: aqueles que exigem decisões de todo o time ao lado do cliente.
 
4 - Responder a mudanças mais que seguir um plano
 
Nesse momento, feedback é a palavra-chave. Afinal, normalmente seguir um planejamento exige alterações ao longo do caminho. Por isso, mostre para a sua equipe o quanto essas etapas são importantes e como o aprendizado será fundamental para uma entrega de projeto consistente.
 
 
Agora que já compreendemos os valores do Manifesto Ágil, vamos falar um pouco sobre os conceitos dos 12 princípios - você pode ler todos clicando aqui .
De maneira geral, é importante que o time entenda que um projeto precisa ter pequenas entregas ao longo do seu caminho. Dessa forma, o cliente visualiza o que está sendo feito, compreende os resultados e consegue solicitar mudanças para que ele alcance vantagens competitivas. Lembre-se: os processos ágeis se adéquam às mudanças.

Permita também que o seu time trabalhe motivado, confie nele e construa equipes autossuficientes, que atuam de forma coletiva em cada etapa. Outro princípio importante dentro do Manifesto Ágil é permitir, de tempos em tempos, que o time reúna-se para ajustes e otimização do projeto.
 
São muitos detalhes que compõem o Manifesto Ágil e se você tem dúvidas sobre como aplicar dentro da sua empresa, entre em contato com a gente!