+55 11 3624 8500 Sair

Laura Widal

Manifesto Ágil: uma revolução no desenvolvimento de projetos

// 18/07/2019

O desenvolvimento de projetos exige atenção e planejamento de toda a equipe. Mas se você é um líder e precisa coordenar essas tarefas, deve estar atento aos métodos que o time utilizará para entregar determinado projeto. Para isso, cada vez mais as organizações estão buscando como referência o Manifesto Ágil, uma declaração de valores que surgiu na área de TI (Tecnologia da Informação) – para auxiliar o desenvolvimento de softwares – mas que pode ser aplicado à realidade de empresas de todos os segmentos.

 

Como surgiu o Manifesto Ágil?

Entre 11 e 13 de fevereiro de 2001, nas estâncias de esqui de Utah, estado Norte-Americano, 17 profissionais da área de software se reuniram para debater princípios sobre o desenvolvimento de projetos. Cada um dos participantes já utilizava métodos “ágeis”, como XP, SCRUM, FDD, entre outros.

Apesar de trabalharem com formatos diferentes, eles compreenderam que os métodos compartilhavam de fundamentos semelhantes. E foi daí que eles entraram em um consenso sobre quais as formas que melhor se aplicavam para a entrega destes projetos para os clientes.

Até então, o método chamado de cascata era o mais tradicional no gerenciamento de projetos. Nele, uma nova etapa só poderia ser começada quando a anterior estivesse totalmente concluída. Com isso, o cliente só poderia visualizar o projeto quando ele estivesse pronto. Porém, com o tempo foi se percebendo que esse tipo de método gerava muitos erros e acabava tornando o projeto mais demorado.

Com a criação do Manifesto Ágil, assinado pelos 17 profissionais, a gestão dos projetos passou a ser vista de forma otimizada, transparente e colaborativa.

 

Entenda os princípios do Manifesto Ágil

A partir da sua assinatura, as propostas do Manifesto Ágil tornaram-se um “grito de guerra”. São 4 valores e 12 princípios que regem a metodologia.

Porém, apesar de gramaticalmente a palavra “ágil” ser sinônimo de “rápido”, no caso do Manifesto não podemos entender como somente uma entrega mais rápida dos projetos. O Manifesto Ágil é mais do que isso, ele trata de entrega de valor para o cliente.

Para a metodologia, o objetivo é acelerar as entregas durante toda a realização do projeto, fracionando-as para que o cliente possa acompanhar e testar cada fase. Para isso, é fundamental contar com times que atuem com inteligência coletiva de forma a atingir cada etapa do projeto.

Ou seja, mais do que trabalhar a partir da rigidez de um processo planejado em um método clássico, o Manifesto Ágil estabelece uma escala de valores que conta com a colaboração e a flexibilidade da equipe para que cada etapa seja entregue da maneira esperada.

 

Os 12 princípios da metodologia ágil

1.      Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de software de valor.

2.      Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis se adequam a mudanças, para que o cliente possa tirar vantagens competitivas.

3.      Entregar software funcionando com freqüência, na escala de semanas até meses, com preferência aos períodos mais curtos.

4.      Pessoas relacionadas a negócios e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto e diariamente, durante todo o curso do projeto.

5.      Construir projetos ao redor de indivíduos motivados. Dando a eles o ambiente e suporte necessário, e confiar que farão seu trabalho.

6.      O Método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para, e por dentro de um time de desenvolvimento, é através de uma conversa cara a cara.

7.      Software funcional é a medida primária de progresso.

8.      Processos ágeis promovem um ambiente sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários, devem ser capazes de manter indefinidamente, passos constantes.

9.      Contínua atenção a excelência técnica e bom design aumenta a agilidade.

10.  Simplicidade: a arte de maximizar a quantidade de trabalho que não precisou ser feito.

11.  As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de times auto-organizáveis.

12.  Em intervalos regulares, o time reflete em como ficar mais efetivo, então, se ajusta e otimiza seu comportamento de acordo.

Fonte: agilemanifesto.org.

 

Uma metodologia revolucionária

Ao compreender a importância do Manifesto Ágil para a história da organização de projetos, entendemos que ela não pode permanecer apenas como um guia para o setor de Tecnologia da Informação.

Organizações que precisam da agilidade e do acompanhamento inteligente de seus projetos podem usufruir da metodologia. Acompanhe o blog para ler mais sobre esse assunto e como aplicar o método em suas empresas.