+55 11 3624 8500 Sair

Laura Widal

Transição de gerente a diretor: prepare-se para esse desafio contando com um coach

// 29/05/2019

Transições de carreira estão atreladas a desafios. Para muitos profissionais, apesar de ser um importante momento, surgem dúvidas de como se posicionar e planejar essa etapa. Hoje vamos falar de forma específica a respeito da promoção de um gerente que passará a ocupar um cargo de diretor. Como criar um plano para o desenvolvimento desse profissional e como um coach pode ser decisivo nesta etapa?

A primeira questão que esse novo diretor precisa pensar está relacionada à administração do tempo: se antes, como gerente, ele devia dedicar seu dia a orientar equipes, dar feedbacks e acompanhar desempenhos do setor, agora as exigências são outras. O momento é de ser estratégico.

 

Mas afinal, o que é ser estratégico?
 

O líder que passa de gerente a diretor ouve muito que agora ele ocupa um cargo de estratégia dentro da empresa. Mas nem todos entendem de imediato o que é isso.

Em resumo, isso significa que o profissional precisará abrir seu olhar para todas as áreas que abrangem a diretoria e não somente para aquele segmento que trabalhava enquanto gerente.

Isso caracteriza a atuação estratégica. O diretor tem um papel principal dentro do contexto do negócio e as suas funções fazem diferença no andamento geral da empresa. Por exemplo, imagine que todas as áreas estão andando bem, mas a diretoria de finanças não entrega o resultado esperado. Se isso acontece, a engrenagem como um todo não funciona. Na prática, a responsabilidade do diretor é maior, já que o impacto é direto nas responsabilidades do negócio.

Muitas vezes isso pode ser complicado no início, já que há uma afinidade com relação ao trabalho e até mais conhecimento de uma etapa do processo.

Mas agora, na função de diretor é fundamental compreender toda a área que está sob sua responsabilidade. Por exemplo, se você era Gerente de Remuneração e transformou-se em Diretor de Recursos Humanos, precisará conhecer um pouco de cada peça que faz parte do seu setor.

Esta etapa é importantíssima, porque como já falamos anteriormente, agora o cargo é estratégico. Ou seja, é necessário que o diretor tenha tempo livre para circular entre as áreas, fazer planos de crescimento e, principalmente, vender suas ideias para o presidente da empresa.

Afinal de contas, você e os demais diretores disputarão os mesmos recursos e será necessário defender as razões para que o seu projeto seja priorizado.

 

Riscos de não realizar uma transição adequada
 

Ao ser promovido a diretor, tenha claras as suas novas funções. Se continuar apegado às funções da gerência, muito provavelmente deixará de lado alguma ação importante do novo cargo e poderá se frustrar com isso.  Por isso, anote algumas dicas que podem ser úteis nesse momento:

- escreva em um papel todas as suas novas funções e também as antigas. Observe todas e veja o que faz parte da sua realidade a partir de agora;

- delegue o que não faz sentido continuar sobre a sua responsabilidade;

- empenhe-se em conhecer todas as áreas que compreendem a sua diretoria. Mesmo que você tenha mais afinidade com um setor, agora é necessário ter uma visão macro de todo o processo.

 

Como um coach pode te ajudar na transição de gerente a diretor?
 

A metodologia do coaching encaixa-se perfeitamente na transição de carreira de gerentes para diretores. Isso porque o coach atua no desenvolvimento e na capacitação dos profissionais a partir de um conjunto de técnicas e conhecimentos.

E apesar de seguir métodos, o coaching compreende que não há uma “receita pronta” para cada transição e vai saber avaliar e respeitar particularidades de cada empresa e diretores durante processo.

Além disso, os recursos do coaching permitem ao profissional o entendimento sobre resultados esperados, além fazer parte de um planejamento assertivo a partir da nova fase.

Se você está vivendo esse processo na sua empresa e quer traçar um plano de transição de gerente para diretor, entre em contato com as nossas consultoras. Elas estão aptas a realizar todo o estudo e as estratégias que vão tornar esse momento mais seguro e planejado.

Está amadurecendo a ideia de fazer uma transição de carreira? Um dos vídeos do nosso Canal no Youtube pode ser útil neste momento de decidir o que fazer com o que no passado seria a aposentadoria. Clique aqui e assista Como mudar de carreira e fechar um ciclo?”.