Skip to content Skip to sidebar Skip to footer
O Papel do RH Ágil na Gestão de Projetos
É comum associarmos o termo RH ágil à gestão de pessoas, com práticas que facilitam e otimizam processos inerentes a área. Mas sua aplicabilidade vai muito além.  Falei sobre isso em um post recente no meu Instagram (se ainda não segue, é o @laurawidal). As bases do que hoje conhecemos como RH ágil foram inspiradas em um manifesto criado por desenvolvedores de software em…
Cultura Organizacional: Como Medir e Qual a Importância Desta Ação
A cultura organizacional é habilitadora ou detratora dos resultados de uma empresa, transformando o ambiente, elevando a produtividade, melhorando o posicionamento, fomentando a inovação, entre várias outras vantagens quando bem gerida.  O grande problema é que muitas empresas apenas supõem que têm uma cultura forte e enraizada, mas não utilizam ferramentas para medir e confirmar tal informação. Logo, não enxergam as fragilidades e se tornam…
Como Garantir a Execução em 5 Passos Fundamentais
Muitas pessoas associam a imagem de um líder com a de alguém que sabe delegar, esquecendo-se que tão importante quanto transferir responsabilidades é saber executar. Líderes que sabem executar não esperam a mudança acontecer. Seguram a responsabilidade em suas mãos e dirigem a transformação, atuando como catalisadores daquilo que esperam ver.  Dave Ulrich, em um artigo para o The RBL Group sobre as disciplinas essenciais da execução, faz…
O Que Aprendi Com a AirBnB Para Inovar na Gestão de Pessoas
Como uma empresa poderia oferecer hospitalidade e boas experiências se não fosse capaz de proporcionar isso, primeiro, aos seus próprios funcionários?  Esse foi provavelmente o maior insight da AirBnb, fundada em 2008, conhecida como a maior empresa de hospedagem do mundo, sem ter um único quarto de hotel.  Tudo isso conectando pessoas que precisam de uma hospedagem com outras que têm um espaço e querem…
É Líder, Mas Não Parece…
Ser líder não tem nada a ver com exercer cargo de liderança. Tem muita gente que lidera sem ter cargo, assim como muitos (mesmo!) são líderes (no papel), mas não parecem.  Não acredito em líderes natos. Acredito em pessoas que nascem com um conjunto de habilidades que, quando desenvolvidas e combinadas, a tornam mais propensas a liderar - o que, ainda assim, não…
O Papel dos Escritórios na Era Pós-Pandemia: Vale a Pena?
Há pouco mais de dois anos, adotar o home office e o trabalho híbrido como um padrão era algo distante e até mesmo inimaginável para muitas empresas.  Hoje, a digitalização do trabalho - que já era uma tendência no mundo corporativo -, ganhou ainda mais força ao ponto de nos fazer repensar qual é o papel dos escritórios na era pós-pandemia e se ainda…
Os Novos Líderes Pós-Pandemia
Se formos comparar o período pré e pós-pandemia no mundo corporativo, é mais fácil listar o que não mudou, do que dizer tudo o que foi transformado nesses últimos dois anos.  A reconfiguração de espaços físicos, reestruturação de equipes, digitalização acelerada e a flexibilização do trabalho mudaram por completo as relações entre líderes e colaboradores, dando origem ao que podemos chamar de “os novos líderes pós-pandemia”. …
Afinal, o que é Learning Agility (Agilidade de Aprendizagem)?
Historicamente, a área de RH desenvolveu toda a sua prática e suas estratégias em torno de competências, a famosa abordagem de Gestão por Competências. Mas, com o dinamismo dos dias de hoje, não é possível confiar apenas nas competências para gerar resultados no presente e construir o futuro. Para acompanhar essa incessante evolução, surgiram outras ferramentas e recursos que vão…
Por que é tão difícil para o BP de RH ser um grande influenciador?
O business partner (BP) é um profissional da área de Recursos Humanos que trabalha em contato direto com a liderança da empresa. No dia a dia é conhecido por fazer a ponte entre o negócio e o RH. Na prática isso significa ter uma agenda intensa de reuniões, com temas de A a Z, como por exemplo, avisar alguém que o organograma…
Como diferenciar sua empresa e atrair talentos.
A sua empresa é considerada um bom lugar para se trabalhar? O que a diferencia das outras? Sabemos que o mundo mudou. Hoje, não são mais as empresas que escolhem os talentos, e sim eles que escolhem a empresa na qual querem trabalhar.  Por isso, o RH precisa desempenhar seu melhor papel para atrair e reter estes talentos de maior…
Aprendendo com a ambiguidade
Ambiguidade. Pra mim esse poderia ser o resumo de 2020. Pela primeira vez em um fim de ano, fiquei sem palavras pra escrever sobre o encerramento de um ciclo... que me dá a sensação de que não chegou ao fim, necessariamente. Não quis me juntar ao discurso de que foi um ano terrível de forma geral, porque aconteceu tanta coisa boa!…