Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

É Líder, Mas Não Parece…

Ser líder não tem nada a ver com exercer cargo de liderança. Tem muita gente que lidera sem ter cargo, assim como muitos (mesmo!) são líderes (no papel), mas não parecem. 

Não acredito em líderes natos. Acredito em pessoas que nascem com um conjunto de habilidades que, quando desenvolvidas e combinadas, a tornam mais propensas a liderar – o que, ainda assim, não significa que elas tenham essa ambição. 

Habilidades Para a Liderança

O conceito de líder nem sempre é simples de entender, mas todo mundo reconhece um líder quando vê. Isso acontece graças a um conjunto de habilidades facilmente identificáveis que geralmente são encontradas nos líderes.  São elas: 

Otimismo

Líderes são otimistas natos. Para eles, frases de incentivo como “você consegue” ou “vai dar tudo certo” – sejam elas ditas para si ou para outros – não são vazias. 

São crenças quase inabaláveis que dão a eles o poder de enxergar oportunidades onde a maioria não enxerga. 

Também por isso, eles não têm medo de arriscar e “veem uma oportunidade em cada dificuldade”, como bem disse Winston Churchill. 

É aquela história de amar o problema e enxergá-lo como oportunidade.

Comunicação

Líderes sabem se comunicar com muita clareza. Isso não significa que eles são sempre extrovertidos. Mesmo pessoas tímidas e/ou introvertidas podem ser grandes líderes quando dominam a comunicação – estão aí Bill Gates, Barack Obama e Hillary Clinton que não me deixam mentir. 

Mas não basta se comunicar bem. O que faz de um líder alguém realmente inspirador não é o quê, mas como ele fala, contagiando e gerando entusiasmo em quem ouve. 

Isso nos leva diretamente para o próximo item indispensável na formação de um líder.

Inspiração

Líderes inspiram. Isso é o que diferencia eles das demais pessoas. 

E fazem isso não apenas com suas palavras, mas também por meio de gestos, atitudes e (principalmente!) pelo exemplo

Essa inspiração é fruto de uma clareza de seus porquês. É assim que o líder mostra para as pessoas no que ele acredita.

“Se você contratar pessoas apenas porque podem fazer um trabalho, elas vão trabalhar pelo seu dinheiro, mas se você contratar pessoas que acreditam no que você acredita, elas vão trabalhar para você com o sangue, suor e lágrimas.” – Simon Sinek

Respeito

Não existe liderança sem respeito. E aqui me refiro a ambos os lados. 

Nem mesmo o mais otimista, comunicador e inspirador dos seres é capaz de liderar se não souber, primeiro, respeitar as pessoas em sua individualidade e, segundo, ser respeitado por aqueles que deseja liderar.

Isso passa, indiscutivelmente, pela disposição em escutar, ensinar, aprender, apoiar e desafiar cada indivíduo a encontrar o seu máximo potencial.

Essas estão longe de ser as únicas características que fazem um bom líder, mas certamente estão entre as principais. 

Se você vir alguém que seja extremamente respeitoso e excelente comunicador, mas sem nenhum otimismo, este não será um líder

Assim como alguém otimista e respeitoso, mas que não sabe se comunicar de forma clara e inspiradora, dificilmente conseguirá liderar. 

Essa é a razão pela qual tantas pessoas são líderes, mas não parecem e tantas outras não são – pelo menos, não oficialmente – mas são facilmente reconhecidas como tal.

Se você tivesse que escolher apenas uma, qual dessas quatro habilidades considera a mais importante em um líder? 

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates